domingo, 29 de agosto de 2010

Descargas Elétricas no ar.

O ar, quando está na pressão e na temperatura ambiente, é um isolante elétrico.
Se um corpo eletrizado está separado de um corpo não-eletrizado pelo ar, não haverá transferência de carga elétrica do primeiro  para o segundo porque o ar é isolante.Se, no entanto, um fio de cobre tocasse os dois corpos simultaneamente, então haveria trasferência de carga porque o metal é um condutor elétrico.
Um condutor elétrico (cobre, por exemplo) oferece baixa resistência à passagem de cargas elétricas. Já um material isolante elétrico (ar, por exemplo) oferece alta resistência à passagem de carga elétrica. Porém, quando corpos estão eletrizados muito próximos, a resistência que um material isolante elétrico oferece pode não ser suficiente para impedir a transferência, pode acontecer, acompanhada de luz e ruído, sob a forma de uma faísca momentânea conhecida como descarga elétrica.
Um exemplo são os raios que ocorrem nas tempestades. As nuvens podem ficar altamente eletrizadas durante  uma tempestade e, em decorência disso, pode acontecer uma descarga elétrica que transfere cargas da nuvem para o solo. Essa descarga elétrica produz uma luminosidade, que conhecemos como relâmpago, e um forte ruído, ao qual nos referimos como trovão.

Fonte: Leite Do Carmo, Eduardo.
Ciências Naturais.
São Paulo: Moderna, 2004, Pág: 112.

Um comentário: