domingo, 29 de agosto de 2010

Para que existem Pára-Raios?

Um dos efeitos mais espetaculares da indução eletrostática é o relâmpago. Por razões ainda não muito conhecidas, as nuvens de tempestade se eletrizam. À medida que se eletrizam, induzem na Terra carga de sinal oposto. Por exemplo, uma nuvem eletrizada negativamente induz cargas positivas na Terra.Se houver alguma ponta, como uma árvore ou um prédio, as cargas induzidas vão se concentrar nela.
Quando a carga induzida atinge um valor muito alto, o ar em suas proximidades se ioniza, e torna-se condutor. A nuvem então se descarrega, o que é visível na forma de faíscas elétricas. Essas faíscas são os relâmpagos.
Para  evitar que a faísca atinga locais indevidos, como uma construção ou um poste, utiliza-se o Pára-Raios, que é um objeto metálico com pontas ligado à Terra por um fio condutor. Quando a Terra adquire cargas induzidas, estas se concentram na ponta do Pára-Raios, de forma que  a descarga elétrica entre a nuvem e a Terra se dá através do fio. A maioria dos relâmpagos origina-se a partir de uma  nuvem eletrizada negativamente, resultando na transferência de elétrons para a Terra.

Fonte: Chiquetto Marcos, Valentim Bárbara e Plagliari Estéfano.
Aprendendo Física 3.
Eletromagnetismo e Introdução à Física Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário