Nomes famosos como Aristóteles, Copérnico, Galileu, Kleper, Torricelli, Pascal,Newton, Fahrenheit, Celsius, Watt, Coulomb, Ampère, Avogrado, Gauss, Ohm, Carnot, Joule, Kelvin, Maxwell, Bohr, Hertz, Planck, Enstein, de Broglie, Heisenberg, Fermi e muitos outros estão inscritos na história da evoluçõa da Física.
Os cientistas, cada qual com os métodos de pesquisa de sua época e de seu lugar, observam sistematicamente os fenômenos da natureza, tomam dados sobre as grandezas fisicas envolvidas e induzem as leis ou os princípios. Eles procuram estabelecer regras gerais para explicação dos acontecimentos naturais.
A Física é a ciência das coisas naturais; seu objetivo é o estabelecimento de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da matéria e da energia. Cientificamente, a palavra " fenômeno" significa acontecimento ou transformação, não possuíndo o sentido de fato extraordinário ou algo incomum. Os fenômenos que ocorrem com so corpos recebem a seguinte classificação:
- Fenômeno Físico: não altera a natureza dos corpos.
- Fenômeno Químico: altera a natureza dos corpos.
Exemplos: Se um papel for cortado, ele continua sendo papel; a natureza não muda (fenômeno físico). Se o mesmo papel for queimado, ele deixa de ser papel; a natureza muda (fenômeno químico).
Fonte: Yamamoto, Kazuhito.Os alicerces da Física 1- mecânica.Pág: 08 - SP: Saraiva;2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário