domingo, 22 de agosto de 2010

Física

Nomes famosos como Aristóteles, Copérnico, Galileu, Kleper, Torricelli, Pascal,Newton, Fahrenheit, Celsius, Watt, Coulomb, Ampère, Avogrado, Gauss, Ohm, Carnot, Joule, Kelvin, Maxwell, Bohr, Hertz, Planck, Enstein, de Broglie, Heisenberg, Fermi e muitos outros estão inscritos na história da evoluçõa da Física.
Os cientistas, cada qual com os métodos de pesquisa de sua época e de seu lugar, observam sistematicamente os fenômenos da natureza, tomam dados sobre as grandezas fisicas envolvidas e induzem as leis ou os princípios. Eles procuram estabelecer regras gerais para explicação dos acontecimentos naturais.
A Física é a ciência das coisas naturais; seu objetivo é o estabelecimento de leis que regem os fenômenos da natureza, estudando as propriedades da matéria e da energia. Cientificamente, a palavra " fenômeno" significa acontecimento ou transformação, não possuíndo o sentido de fato extraordinário ou algo incomum. Os fenômenos que ocorrem com so corpos recebem a seguinte classificação:
  •  Fenômeno Físico: não altera a natureza dos corpos.
  • Fenômeno Químico: altera a natureza dos corpos.
Exemplos: Se um papel for cortado, ele continua sendo papel; a natureza não muda (fenômeno físico). Se o mesmo papel for queimado, ele deixa de ser papel; a natureza muda (fenômeno químico).

Fonte: Yamamoto, Kazuhito.
Os alicerces da Física 1- mecânica.
Pág: 08 - SP:  Saraiva;2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário