domingo, 22 de agosto de 2010

Eletrostática

Eletrostática: Segmento da eletricidade que analisa os fenômenos relacionados às cargas eletricas, com a particularidade de que as partículas portadoras destas cargas estão em repouso, em relação a um referencial inercial.
Sabemos que a eletrostática estuda as cargas elétricas, mas o que são as cargas elétricas? São propriedades inerentes a determinadas partículas elementares, que proporcionam a elas a capacidade de interação mútua, de natureza elétrica.
Pelo estudo dos fenômenos elétricos, verificou-se que existem dois tipos de cargas elétricas. Convencionou-se, então, que a carga do elétron seria negativa e a do próton, positiva.
A estrutura atômica mostra que os elétrons são as partículas que orbitam em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluí-se que as quantidades de carga elétrica do eletrón e do próton são iguais em valores absolutos.
Só para se ter uma noção, são necessários pouco menos de 6 quintilhões  e 250 quatrilhões de protóns para somar um total de 1C de carga elétrica. Um exemplo prático: por uma lâmpada incadescente comum, passam da ordem de 20 sextílhões de elétrons, por hora.




Fonte: Yamamotto, Kazuhito.
Os alicerces da Física 3 - Eletricidade
São Paulo: Saraiva, 2002.
Pág: 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário